NOSSA HISTÓRIA
Nossa história reflete a força da união de um grupo de pessoas, em busca de seus ideais de cidadania e solidariedade.
Em 1984, um grupo de mães trabalhadoras, necessitadas de um local para atendimento dos filhos procuraram o Presidente de bairro, Sr. Cícero José dos Santos, um dos primeiros moradores do Jardim Rossin,onde se localiza o atual Centro de Educação Infantil, e pleitearam um espaço, onde algumas mães através de trabalho voluntário prestavam um atendimento alternativo.
Visando uma melhor qualidade, o grupo de mães e o Presidente de bairro,em parceria com as frentes de assistência social conseguem viabilizar um novo espaço- o Centro Comunitário- localizado no salão da igreja.
Nesta nova estrutura recebem junto à prefeitura a contratação de duas professoras para o trabalho diurno com as crianças( de zero a cinco anos) e noturno o supletivo, permanecendo assim nos próximos seis anos.
Entretanto a creche,ainda sem nome e aquém do desejável, inquietou novamente a população para nova tentativa de estruturação do espaço,expondo suas dificuldades e necessidades pessoalmente no gabinete do prefeito Magalhães Teixeira( em seu primeiro mandato).
Nesta parceria com a prefeitura, a creche passou a funcionar em uma casa, contando com dois outros cômodos sedidos pelo morador Amélio Rossin, cujo o nome é homenageado neste Centro de Educação Infantil.
O primeiro nome dado a pequena creche, inicialmente escolhido por meio de votação entre os funcionários foi"Cantinho dos Baixinhos",pela pequena estrutura física destinada a crianças de primeira infância.
Durante os seis anos subsequentes o Cantinho dos Baixinhos, recebeu e acolheu nossas pequenas crianças.
O bairro foi crescendo e outros núcleos foram se formando ao redor com o progresso, crescimento desordenado das cidades, o êxodo rural, a migração, fizeram com que a creche ficasse pequena e o espaço já não atendia às necessidades.O barro, por falta de asfalto, tomava conta das ruas de acesso e, muitas vezes, dificultavam a vinda dos professores que, quando chovia, não conseguiam chegar até a escola.
Tudo isso, aliado à vontade política de algumas pessoas, entre elas o Sr.Cícero- que incomodados com a precariedade da situação, mais uma vez uniram esforços e , determinados a resolver definitivamente o problema, fizeram um abaixo assinado solicitando a construção de um prédio próprio- com características de uma escola infantil- para atender as crianças, e encaminharam ao prefeito Magalgães Teixeira em seu segundo mandato.
Atendendo a solicitação dos moradores o prefeito visitando o bairro, prontificou-se a realizar a obra ,iniciando em maio de 1996 e sendo finalizada em novembro deste mesmo ano corrente.
Em 1996 uma ampliação se fez necessaria para a nova demanda de crianças.
Atualmente, o Centro de Educação Cemei Amélio rossin, dispõe de 8 salas, 15 professores, 19 monitores ou agentes de educação, e atende 359 crianças em dois períodos: manhã e vespertino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário