BLOG AMÉLIO ROSSIN

TODA COMUNIDADE ESCOLAR :SEJAM BEM VINDOS

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
NÃO É APENAS ESPAÇO FÍSICO,MAS SOBRETUDO DE VIVÊNCIAS

9 de set. de 2010

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL (Luciana)

Alguns pais podem pensar:"só aprendem musiquinas, não aprendem a escrever e a ler".
Então por que profissionais sérios da educação, gestores,orientadoras pedagógica,professores, concebem essa idéia de brincar???????

SAIBAM QUE:

Brincando também se aprende( balde cheio, vazio, leve,pesado,frio,quente...) é uma forma natural de regulação das funções da inteligência como um todo.Pesquisas recentes sobre o desenvolvimento do cérebro humano no feto, asseguram que no ventre a criança já participa do ato de brincar com o cordão umbilical,com o saco transparente que o envolve e com a água morna que circunda seu corpo.Assim acredita-se que o brincar e a inteligência estão presentes no ser humano antes mesmo dele nascer( o Daniel já brinca na barriga da nossa professora Hélica e na barriga da Rose também já há um ser inteligente e que brinca).

Mas em nossa sociedade capitalista, qualquer ação que se oponha ao produzir, gerar capital,ter um produto concreto,mensurável, é encarado como perda de tempo, assim o brincar é visto como futilidade.

Nosso sistema social também impõe um pensamento educativo, preocupado em educar para o futuro,esquecendo-se do presente.
A criança é hoje sujeito de direitos, e não um vir a ser.Hoje ela precisa de vivências, que só através de uma infância feliz será um adulto saudável, aprendendo no presente a lidar com suas emoções e frustrações,aquirindo conhecimentos como a sociabilidade,sensibilidade,entre outros.


À medida que brinca, a criança avança para novas etapas do domínio,exercitando o mundo tal como ela o compreende, estabelecendo vínculos com os objetos internos e externos, da realidade com a fantasia,libertando-se de certas coisas que a incomodam, com a possibilidade de o brincar assumir função catártica como elucida Piaget (1971,apud Bomtempo 1958:57)
Através da atividade lúdica,e provavelmente somente nelas que a criança pode ser espontânea e criativa.

Hoje em dia as crianças não têm mais liberdade de brincar como antigamente nas praças e ruas.Os espaços para brincadeira a cada dia diminuem e os poucos espaços disponíveis não dão a segurança esperada ou ainda incentivam o individualismo e a competitividade, fazendo com que os brinquedos industrializados e a televisão passem a disputar a atenção das crianças, pouco interagindo umas com as outras.

Passamos a dar brinquedos prontos e acabados, pobres do ponto de vista a garantir a criação, a imaginação e a exploração ( mais estão vinculados ao consumismo que ao brincar propriamente dito).
Comprovadamente a ação até terapeutica do brincar na recuperação de crianças que estão nos leitos de hospitais, com recuperação mais rápida, nos alertam desta necessidade vital.
Ler e escrever serão consequências e não apenas nossos únicos objetivos como professores da Educação Infantil.

A criança terá vários anos de escolarização ( após os 6 anos)até sua idade adulta, mas para viver sua infância
terá apenas esse tempo que não voltará, deixando permanentemente de ter um tanque de areia, a inesquecível casinha de bonecas, a professora que contava histórias em roda,o parque e seus colegas de vivências.
Brincar não é perder tempo, é ganhá-lo.

É triste ver meninos sem escola,mas mais triste é vê-los enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para formação humana.
Carlos Drumond de Andrade.


2 comentários:

  1. Um abraço à Lisandra( nossa Coordenadora Pedagógica) pelas sugestões aos temas tão relevantes.

    ResponderExcluir
  2. Em breve teremos fotos da equipe, de acordo com a boa sugestão da Professora Bárbara.
    Conto com as sugestões de todos para o nosso BLOG ter a cada dia mais a nossa cara!!!

    ResponderExcluir